O Urutau é um pássaro raro e cercado por muitas lendas. Sua predominância é na Argentina, Chile e parte da Amazônia.
Mas há poucos meses ele pode ser visto em Mimoso do Sul, na Região da Bela Aurora, próximo ao Sítio de Dona Carine. Lá, encima de um toco ele passa horas e horas sem voar, se confundindo e se camuflando com a natureza.
Abandonado
É um pássaro manso, não voa quando tentamos passar as mãos nele. Segundo informações de um agricultor da região, o Urutau estava na companhia de sua mãe que pôs o ninho no mesmo local das fotografias, porém, há dois dias que ela desapareceu e o deixou sozinho sem comer e nem beber nada.
Destaque nacional
O Urutau foi matéria na rede de televisão nacional quando apareceu em Natal, no Rio Grande do Norte e causou grande curiosidade entre moradores da cidade e jornalistas de fora que fizeram diversas reportagens sobre o aparecimento deste pássaro naquele local.
Ave Fantasma
Esse pássaro curioso tem o apelido de "Ave Fantasma". É de hábitos noturnos e sua alimentação consiste basicamente de insetos que apanha em pleno vôo. Não é uma ave acostumada com o convívio humano, embora, enquanto filhote possa permitir que passemos as mãos nele.
Lendas ao redor
Seu canto triste figura entre várias lendas e segundo relatos, ele aparece na hora que a lua nasce. Há pessoas que afirmam que o seu canto é um presságio ou aviso de morte, uma cena costumeira é a forma como fica parado, estático e sem se assustar facilmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário