sábado, 19 de fevereiro de 2011

Em Alegre, adequação no funcionamento das creches

Em Alegre, adequação no funcionamento das creches

Tendo em vista o trabalho da administração municipal para ajustar as contas e criar condições para, no futuro, fazer com que a Prefeitura tenha maior capacidade de investimento em benefício do cidadão, além de permitir manter os compromissos de pagamento de salários e fornecedores, a Prefeitura Municipal precisou tomar algumas atitudes que se fizeram necessárias na área da educação. Uma delas foi a adequação da carga horária dos professores ao estabelecido pela Lei, o que fez com que a Secretaria de Educação alterasse o horário de funcionamento das nossas creches. "Depois que o novo horário passou a vigorar, notamos que houve prejuízo para algumas mães que, por motivos profissionais, precisam deixar seus filhos na creche às 7 horas da manhã", comenta o prefeito José Guilherme. Assim que identificou o problema, o Prefeito e a Secretária de Educação buscaram uma solução para não deixar estas famílias desamparadas. "Resolvemos designar, em cada creche, dois funcionários efetivos (não professores) para, durante o horário de 7 às 7:40 da manhã e 16:20 às 17 horas, ficarem responsáveis pelas crianças que especificamente precisam chegar mais cedo ou sair mais tarde. Este período trabalhado de 40 minutos de cada funcionário será compensado de forma que melhor convier para a diretora da cada instituição", destaca a secretária Lucia Rubini.

Quatro refeições – Quanto à alimentação, pela mudança no horário, inicialmente a secretaria previu que as crianças passariam a fazer três refeições diárias. No entanto, o prefeito analisou melhor e decidiu, em conjunto com a Secretária de Educação e com a nutricionista do município, manter as quatro refeições diárias, fazendo apenas pequenos ajustes nos horários que elas serão servidas. O cardápio continua normalmente como anteriormente, sem qualquer prejuízo aos alunos.  "Salientamos ainda que a alimentação de nossas crianças tem acompanhamento de profissional qualificado (nutricionista), obedecendo aos preceitos de fornecer o melhor para o nosso povo", conclui a Secretária.

As mães só tem a agradecer. "Esse acerto no horário e adequação da alimentação será muito válida, principalmente para aquelas famílias que realmente precisam deixar seu filhos às 7 da manhã", comenta a estudante Beatris Bressaneli, que tem seu filho Pedro matriculado no CEMEI da Vila Alta. O Prefeito destaca que qualquer mudança causa transtorno. "Procuramos sanar o desconforto causado para as famílias, mas ao mesmo tempo continuar na busca pelo ajuste financeiro que nosso município precisa, porque temos a convicção de que isso, no futuro, renderá bons frutos para todos os cidadãos alegrenses", conclui José Guilherme.

Foto: Alunos da creche de Rive (crédito: Felipe Paraizo/Secom-PMA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário