segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Centenários ganham casas populares em PRESIDENTE KENNEDY

 Entre os 350 beneficiados pelo programa de habitação popular do município de Presidente Kennedy, dois casos em especial chamam a atenção. São dois idosos, ambos com mais de 100 anos de idade que a partir deste mês, terão um teto digno para morar.

O primeiro caso curioso é de dona Perminia Maria da Conceição Batalha, que tem data de nascimento registrada em 04 de setembro de 1913 e hoje teria, de acordo com sua certidão de nascimento, 98 anos. “É que naquela época, nossos pais demoravam a registrar as crianças. Mais eu tenho certeza que eu já tenho 100 anos nas costas e hoje estou feliz em ter a minha casa.”, conta ela, que relembra ainda que foi nascida e criada em Presidente Kennedy.

 Dona Perminia vai ganhar uma casa de dois quartos toda adaptada para ela, com espaço para passagem de cadeira de rodas. “Ela vai morar com seus dois filhos e os engenheiros planejaram uma casa especial para ela, já que ela está com uma idade avançada e precisa de ajuda para se locomover.”, explica Priscila Fontana, secretária de habitação. A casa de dona Perminia já está construída no distrito de Cacimbinha, região quilombola kennedense.

 Já o caso de seu Francisco Vicente Pereira é um pouco mais diferente. Apesar de ter 110 anos e morar apenas com a sua terceira esposa, dona Maria da Paz Cordeiro - 87 anos, ele é completamente lúcido. “Eu estou tão feliz em ter ganhado essa casa que estou até pensando em deixar a minha esposa morando nessa antiga e arrumar um novo casamento para mim com uma moça mais jovem.”, brinca ele, o alto de sua idade. E completa: “Estou velho sim, mais não desanimado.”. A casa de seu Francisco terá dois quartos, sala, cozinha e banheiro e será construída em seu próprio terreno, na comunidade de Jaqueira.

 Para o prefeito Reginaldo Quinta, beneficiar essas pessoas é um prazer que não tem preço. “São pessoas que já criaram seus filhos e netos, trabalharam nas lavouras, como pescadores e agora precisam e merecem uma velhice tranqüila para poder desfrutar daquilo que eles mesmo construiriam: suas famílias.”, explica ele.

 O programa de habitação popular criado pela Prefeitura de Presidente Kennedy está beneficiando 350 famílias com casas de um e dois quartos e as chaves de uma parte das casas serão entregas até o final deste mês. “Essa foi a primeira etapa deste projeto. Este ano daremos continuidade a ele com a ordem de serviço de mais 600 unidades habitacionais, acabando com déficit de moradia em Kennedy.”, finaliza Reginaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário