sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Aula integral no sul do Estado a partir de Fevereiro

 Cachoeiro de Itapemirim vai aumentar a oferta de educação integral em escolas municipais neste ano. Mais duas unidades de ensino vão passar a atender alunos por mais tempo, com acompanhamento pedagógico e atividades culturais, esportivas e de lazer. Com isso, serão seis as escolas da rede municipal com esse regime educacional.

 

As unidades que começam a adotá-lo este ano são a “Luiz Marques Pinto”, no bairro Aeroporto, e a “Florisbelo Neves”, no Novo Parque. Desde o ano passado, “Anacleto Ramos”, no bairro Ferroviários, “Desdedith Baptista”, no Alto Coramara, “Julieta Deps Tallon”, no Zumbi, e “Gércia Ferreira Guimarães”, no Village da Luz, já oferecem ensino integral.

 

Para implantar o regime integral nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação recorreu ao programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que disponibiliza recursos para o desenvolvimento das atividades nas unidades.

 

“Cada unidade vai atender 100 alunos que se enquadram nas situações de risco social, trabalho infantil ou que precisam melhorar o desempenho escolar. Depois de cumprirem o período diário convencional de estudos, esses estudantes têm mais atividades. São aulas de disciplinas como língua portuguesa e matemática, mas também de capoeira, futsal, vôlei, fanfarra, informática, judô e dança”, explica a secretária municipal de Educação em exercício, Joana D'arc Caetano.

 

São mais de sete horas de atenção para esses alunos, três a mais do que o período escolar normal. As atividades são desenvolvidas no ambiente das escolas e também em espaços das comunidades e da cidade, como quadras e parques.

 

“Cada escola avalia como pode usar os espaços que seu bairro oferece para as atividades dos alunos, para que eles não fiquem todo o tempo na instituição. A proposta da educação integral também é que haja interação dos estudantes com a comunidade em que vivem”, explica a coordenadora. As aulas na rede municipal de educação de Cachoeiro têm início no dia 7 de fevereiro.

 

Seis creches vão ampliar atendimento este ano

Seis creches da rede municipal de ensino de Cachoeiro também vão dedicar mais tempo e atenção a seus alunos a partir deste ano. Elas já funcionam em período integral, das 7h às 17h20, e vão ampliar em 40 minutos os seus horários de atendimento. A mudança visa beneficiar pais e alunos, além de atender a uma reivindicação histórica das comunidades.

 

As escolas são a “Profa. Idalina Cunha Moares” e a “Governador Eurico Vieira de Resende”, que ficam no bairro Zumbi, a “Irmã Margarida”, no Monte Belo, a “Sirda Rocha dos Santos”, no Abelardo Machado, a “Zilda Soares Moura”, no Village da Luz, e a “Zilma Coelho Pinto”, no Ferroviários.

 

Mais de 70% das creches municipais de Cachoeiro atendem seus alunos em período integral, das 7h às 17h20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário