Os alunos participaram de um encontro em dezembro do ano passado
Os professores que se pré-cadastraram para participar do programa "Alfabetização é um direito", em Cachoeiro de Itapemirim, vão precisar efetivar suas inscrições na próxima semana. De terça (1) a sexta-feira (4), eles devem entregar documentos e o formulário de cadastro preenchido na Secretaria Municipal de Educação (Seme), das 8h às 18h, na Gerência de Apoio ao Ensino (Gae).
Cada professor deve informar a quantidade de alunos que vai ensinar a ler e a escrever, o local que será usado pela turma, além de apresentar documentos que comprovem a habilitação em magistério, magistério superior ou em pedagogia para séries iniciais. Cada turma deve ter, no mínimo, 15 alunos, que sejam iletrados.
"Vamos avaliar todos os documentos que solicitamos na pré-inscrição. Também vamos checar se o local escolhido pelo professor tem boa estrutura e condições de receber a turma, e se os alunos recrutados por ele são realmente iletrados", explica a coordenadora do programa, Cristiane Nogueira.
Antes do início das atividades do projeto de alfabetização, os professores que tiverem seus cadastros aprovados vão passar por uma capacitação. "Eles vão receber instruções sobre o funcionamento do programa e sobre métodos que podem ser utilizados em sala de aula. Depois do início das aulas, faremos reuniões quinzenalmente com todos os professores para que eles avaliem seu desempenho e troquem experiência", conta a coordenadora.
O início das aulas do "Alfabetização é um direito" neste ano está previsto para março. O programa é uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Educação. Em 2010, mais de 700 pessoas participaram das aulas de alfabetização, em 46 turmas, em vários bairros da cidade. Em 2009, outras 564 pessoas foram alfabetizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário