Entre os itens pesquisados estão lápis, caneta, tesoura, caderno, lapiseira, borracha, fichário, cola, compasso, régua e apontador
Com o objetivo de ajudar os consumidores a economizar nas compras de material escolar, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Cachoeiro de Itapemirim (Procon) realizou uma pesquisa sobre os valores mínimos e máximos dos itens vendidos em algumas papelarias da cidade.
Para ter acesso à lista, basta ir até a sede do Procon e conferir. A relação está fixada no mural e pode ser acessada por qualquer pessoa. Na pesquisa não é levada em consideração a marca dos produtos, mas os valores mínimos e máximos praticados para cada item na lista.
Foram pesquisados preços de 37 itens como lápis, caneta, tesoura, caderno, lapiseira, borracha, fichário, cola, compasso, régua e apontador. Os que apresentaram maior variação de preços são cola, com cerca de 100% de diferença, apontador com 96,5 %, seguido pela caneta hidrocor com 95,5%. Os produtos com menores diferenças de preço são o compasso e a cartolina.
O diretor do Procon, Rogério Athayde, dá algumas dicas para economizar na compra de material escolar. "É importante confirmar junto à escola se toda a lista é mesmo necessária, bem como verificar se há possibilidade de adquirir somente o material a ser utilizado no primeiro semestre", orienta.
Outra dica para gastar menos é verificar quais os produtos da lista a pessoa já possui em casa, além de promover e participar de troca de livros didáticos com pais que têm filhos em idade escolar diferente. Outra sugestão é que os pais se reunam para uma compra coletiva.
"Alguns estabelecimentos oferecem bons descontos para compras em maior quantidade. Os pais devem se lembrar também que nem sempre o material mais sofisticado é o melhor e o mais adequado para seu filho", acrescenta Athayde.
Em caso de dúvida ou reclamações, o consumidor pode procurar o Procon Municipal que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, na avenida Monte Castelo, nº 28, bairro Independência, próximo ao Colégio Jesus Cristo Rei. O telefone para contato é 3155-5262.
Nenhum comentário:
Postar um comentário