quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Problema social na Praça da Estação de Mimoso do Sul

PRODUÇÃO: RENATA MOFATI - MIMOSO ON LINE (TEXTO E FOTOS)



Problema social na Praça da Estação de Mimoso do Sul
A cena é triste... Embriagados se alojam na Praça da Estação e fazem de lá praticamente a sua moradia. Mas o problema é maior quando vemos que o grande entrave nem sempre são os desocupados, mas o sistema de uma cidade que infelizmente parece fechar os olhos quando  assunto é humanidade e resolução de empasses
O quadro "Você Repórter" desta edição foi produzido pelo rol de reclamações de diversos comerciantes das imediações da Rua Espírito Santo, popular Rua da Estação, que vem sofrendo com sérios problemas de ordens sociais por conta da circulação de pessoas embriagadas que se alojam nos bancos da praça e perturbam a ordem do local.
De manhã, de tarde e à noite
O horário de maior fluxo de desocupados é no período noturno, porém, na parte de manhã e fim de tarde é fácil encontrá-los dormindo nos bancos, falando alto, gesticulando, dizendo palavras obscenas e muitas vezes afrontando os que passam próximos as imediações.
O número de embriagados só vem crescendo
"Houve dias em que aproximadamente oito pessoas praticamente se apossaram da Praça. Muitos urinam no local, estendem suas roupas no arame cercado, fazem refeições, bebem e utilizam a Estação como se fosse o próprio lar", contou um comerciante.
"A Estação deixou de ser um ponto de encontro saudável e seguro"
Essa frase decepciona mimosenses e visitantes que realmente amam a cidade. Segundo moradores que presenciam constantemente esse – "teatro à céu aberto que retrata um grave problema social" - faz certo tempo que poucas pessoas param na Estação para bater um papo, pois grande parte fica receosa, porque os embriagados pedem dinheiro, intimidam e afrontam que está por lá.
As fotos não mostram nem a metade do que era para ser mostrado
As fotos não dizem tudo e não são nem a metade do que é visto a "olho nu" para quem passa no local. As aglomerações de pessoas, as brigas e a decadência qualquer um pode presenciar, basta passar,  ver e se entristecer.
Soluções
Não precisamos dizer que os comerciantes, moradores e mimosenses aguardam que sejam tomadas as devidas soluções, seja pelo órgão executivo, legislativo ou judiciário. A quem couber resolver esse entrave de ordem social, fica o pedido para que seja realizado em breve, para que mais um ponto turístico de Mimoso do Sul não seja visto como motivo de vergonha aos olhos de mimosenses, de turistas e do mundo.
Onde mora o problema?
O problema não está somente em quem freqüenta o local e faz da Estação um ponto de moradia, mas principalmente das condições que nossa cidade oferece. Mimoso é capaz de alojar moradores de rua? Há meios para se combater a ociosidade? O que tem sido feito de efetivo para a melhoria física e psicológica dessas pessoas? Porque elas necessitam de amparo e não somente de desprezo. Afinal, o problema está no alcoólatra ou no sistema que o gerou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário