quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Prefeituras e DNPM discutem ações para o setor de rochas

Encontro acontece durante evento na Vitória Stone Fair 2011, com a participação de autoridades federais, estaduais e municipais.

Prefeitos do Espírito Santo e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) vão discutir no próximo dia 16 de fevereiro uma série de ações conjuntas para a melhoria da atividade minerária no Estado. O debate será durante o Pedra Fundamental – Encontro de Prefeitos dos Municípios Produtores de Rochas Ornamentais, que será realizado paralelamente à Vitória Stone Fair 2011, no Parque de Exposições de Carapina.

Com a participação de lideranças municipais que integram a denominada Rota do Mármore e do Granito, autoridades federais, estaduais e municipais, o encontro visa discutir assuntos do interesse do segmento de rochas ornamentais, como a legislação mineral, a preservação ambiental e a geração de emprego e renda. O diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, estará presente no evento.

O evento será realizado durante os dois primeiros dias da Vitória Stone Fair 2011– que acontece entre os dias 15 e 18 de fevereiro –, se inicia às 16h30, com uma abertura solene e logo após a visita de autoridades aos estandes da feira. No segundo dia, das 15 às 17h30, temas técnicos nortearam às discussões dos participantes do encontro.

"Com o aumento da participação ativa dos municípios na atividade mineraria, acredito que instrumentos de melhorias resultarão ainda mais no sucesso do segmento no mercado nacional e internacional", disse Cecília Milanez, diretora da Milanez & Milaneze, ao destacar que atualmente 22 municípios integram a Rota do Mármore e do Granito e o Espírito Santo é responsável por 70% das exportações de rochas ornamentais do Brasil.

"O acontecimento do evento Pedra Fundamental dentro da feira vai ao encontro dos empresários do setor de rochas, uma vez que a aproximação e o estreitamento do relacionamento entre administração municipal, órgão regulamentar e iniciativa privada são essenciais para o desenvolvimento linear da atividade, desburocratizando o processo e sanando um dos grandes gargalos do arranjo: a morosidade e inoperância da legislação vigente", destacou o presidente do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) e do Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Emic Malacarne Costa.

Ele lembrou ainda que já está provado que a mineração de rochas ornamentais, por ser micromineradora,  é a que mais desenvolve a comunidade onde está inserida, economicamente e socialmente, causando cada vez menos impactos ambientais. "É uma mineração de fácil recuperação ambiental. A interação com a administração local e os órgãos fiscalizadores viabiliza o desenvolvimento cada vez mais sustentável da atividade", disse. 
  
As presenças confirmadas para o Pedra Fundamental – Encontro de Prefeitos dos Municípios Produtores de Rochas Ornamentais são do presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Aladim Cerqueira, falará sobre os aspectos do licenciamento ambiental e as responsabilidades do poder local. Já o diretor-geral Nery irá fazer uma palestra para apresentar possíveis ações conjuntas que possam ser realizadas entre o órgão e as prefeituras.

Já no fechamento do Pedra Fundamental, os prefeitos de Cachoeiro de Itapemirim e Vila Pavão, Carlos Casteglione e Ivan Lauer, respectivamente, irão apresentar os benefícios gerados pela atividade mineraria nos municípios, no que diz respeito à extração e ao beneficiamento das rochas ornamentais.

O encontro é voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Desenvolvimento e Meio Ambiente e entidades do setor. As inscrições podem ser feitas pelo site da Vitória Stone Fair 2011 (www.vitoriastonefair.com.br). As vagas são limitadas.

Vitória Stone Fair 2011

Em sua 31ª edição, a feira, que será realizada entre os dias 15 e 18 de fevereiro, no Parque de Exposições de Carapina, na Serra, contará com a participação de 410 expositores, dos quais 95 são internacionais de países como Itália, Egito, Espanha, França, Portugal, Índia, Argentina, Grécia, Turquia, e outros.

Promovida pelo Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), pelo Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag) e pela Milanez & Milaneze, a Vitória Stone Fair ocupará uma área de 35 mil metros quadrados, com uma previsão de visitante acima de 20 mil pessoas de 65 países e de estados brasileiros.


SAIBA MAIS
Pedra Fundamental – Encontro de Prefeitos dos Municípios Produtores de Rochas Ornamentais
– Data: 15 de fevereiro (terça-feira), a partir das 16h30; e 16 de fevereiro (quarta-feira), das 15 às 17h30
– Local: VITÓRIA STONE FAIR 2011 – Pavilhão de Carapina, Serra – ES
– Inscrições: – Inscrições: O evento é voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Desenvolvimento e Meio Ambiente e entidades do setor. Informações no site www.vitoriastonefair.com.br.

PROGRAMAÇÃO

15 de fevereiro
Abertura oficial – Vitória Stone Fair 2011
16h30: Solenidade de abertura e visita oficial com autoridades das áreas política e econômica federal, estadual e municipal, lideranças do setor de rochas ornamentais, empresários e expositores.

16 de fevereiro
– 15h – Aspectos do licenciamento ambiental e as responsabilidades do poder local – Presidente do Iema, Aladim Cerqueira
– 16h – Ações conjuntas na atividade minerária: DNPM/Prefeituras – Diretor-geral do DNPM, Miguel Nery
16h45 – Benefícios gerados pela atividade minerária nos municípios. Cases: prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim e de Vila Pavão – prefeitos Carlos Casteglione e Ivan Lauer

SIGA NO TWITTER @ramonbarros



Nenhum comentário:

Postar um comentário