FOTO: FELIPE PARAÍZO
A Prefeitura de Alegre, através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), órgão ligado à Secretaria de Administração, elaborou em 2007 o projeto de internet gratuita e inclusão digital chamado "Alegre – Cidade Digital". Com foco direcionado para os distritos, que não dispunham de conexão de alta velocidade com a internet, o projeto é todo bancado com investimentos próprios da Prefeitura. Em meados de 2008, o projeto foi colocado em prática com a implantação em Celina e Rive. Hoje o serviço é disponibilizado com absoluto sucesso em Celina, Rive, Café, Anutiba e Santa Angélica, além de comunidades menores como a Placa (trevo de Muniz Freire) e outras da Zona Rural ao redor dos distritos. São mais de 800 famílias contempladas com internet de alta velocidade sem qualquer custo. Alegre foi o primeiro município do estado a levar o serviço de internet gratuita (via wireless) para a zona rural. O único pré-requisito é estar em dia com as obrigações municipais (IPTU). Além de beneficiar o cidadão, o projeto visa implantar melhorias nos serviços internos da Prefeitura, através da criação de redes para interligação dos diversos setores, promovendo maior modernização dos sistemas, melhorando a comunicação interna, aumentando o controle, promovendo maior segurança das informações e permitindo redução nos custos. Depois de completamente implantando, o sistema permitirá, por exemplo, a utilização de serviços como VoIP – Voz Sobre IP (uso da internet para fazer ligações telefônicas).
Notícias e contato direto com o cidadão - O projeto "Alegre Cidade Digital" vem promovendo a inclusão digital e permitindo até a geração de oportunidades de emprego, já que através da rede é possível fazer pesquisas, estudar e realizar uma série de opções que a internet disponibiliza e oferece aos cidadãos, a qualquer hora do dia ou da semana. O usuário também tem acesso às notícias sobre o serviço, do Portal da Prefeitura e da cidade, tornando-se um local de interação com o Governo, possuindo ainda recursos como bate-papo, suporte on-line entre outros.
Como ter a internet gratuita - Para fazer parte do programa é preciso solicitar o termo de adesão, preenchê-lo e protocolar na prefeitura. O processo será analisado e se aprovado, liberado para a instalação. O solicitante receberá a visita do técnico para confirmar endereço e para liberar o Usuário e a Senha de acesso. Os critérios para solicitar o termo de adesão são: estar em dia com IPTU e ter viabilidade técnica (condição de receber o sinal). Caso o imóvel não esteja cadastrado na Prefeitura, uma equipe do Cadastro Imobiliário providência o registro. Será liberado apenas um ponto de acesso por imóvel. "Com a chegada da internet gratuita houve um aumento significativo no número de novos cadastros de contribuintes na prefeitura e um aumento no pagamento do IPTU", destaca o Secretário Municipal de Finanças, Wilson Ferreira da Fonseca. O próximo distrito a ser atendido pelo projeto será Araraí, que só não foi ainda devido a problemas no local para a instalação da torre. Para o escritor Miguel Arcanjo de Lima, do distrito de Celina, "o serviço de rede ofertado pelo governo municipal trouxe benefícios muito grandes para nós. É uma internet de alta qualidade, sem custos e que nos ajuda muito". O Prefeito Municipal é grande entusiasta do projeto. Segundo ele, a ideia levar inclusão digital para todos os cantos do município, principalmente para aqueles que não tem condições de arcar com a internet paga.
Ampliação no atendimento - Devido ao grande sucesso da Internet Gratuita, o prefeito municipal José Guilherme, juntamente com a equipe do NTI e em conjunto com as Secretarias de Ação Social, Finanças, Administração e Comunicação, vêm estudando uma forma de promover a ampliação da distribuição da internet para a sede do município. Por enquanto ela só está acessível para moradores do interior. Os primeiros resultados dos estudos apontam que o Bairro Clério Moulin provavelmente será o primeiro a ser atendido. Entre os fatores levantados estão a viabilidade técnica, fatores sociais e por este bairro ser um que está com os imóveis 100% cadastrados. Tendo em vista a dimensão territorial e a quantidade de interessados pelo serviço, aqui na sede serão definidos novos critérios para solicitação de atendimento pelo projeto, tais como fatores sociais e econômicos que serão avaliados por uma equipe designada pela secretaria de Ação Social. Ainda não há uma data específica para a abertura das inscrições, mas em breve o Prefeito deverá fazer o anúncio oficial. A expectativa é grande. A popularidade do projeto pode ser medida com o constante tráfego da rede de distribuição e usuários conectados. "No momentos mais 'calmos', a média fica em torno de 160 pessoas conectadas simultaneamente. Mas esse número pode alcançar picos de 500 conexões. Em alguns casos, usuários permanecem conectados e usando a internet sem intervalos por até 15 dias", destaca o Secretário Municipal de Comunicação, Felipe Paraizo. "A internet é tão popular entre os alunos que nos fins de semanas, feriados e a noite o fluxo é bastante intenso", conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário