terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dicas para quem vai visitar a Cachoeira da Fumaça

ENVIADO POR FELIPE PARAIZO 
O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça abriu sua Temporada de Verão com atividades que visam uma maior integração entre a Unidade de Conservação, a comunidade local e em especial com os turistas, buscando ainda uma sensibilização deste para as questões ambientais. A programação é diversificada e inclui atividades para crianças e adultos, tais como: trilhas, luau, oficinas de artesanato e gincanas. As atividades começaram no dia 02 de janeiro e seguem até 10 de março. Destaque para o projeto "Conhecendo Insetos", que dá aos participantes a chance de conhecer a fauna local. Para os mais jovens, que gostam de aventuras, as trilhas são uma boa opção. Já nos finais de semana, os visitante terão a oportunidade de conhecer o artesanato, bem como apreciar a culinária da região.

Acesso - O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no Município de Alegre, distante aproximadamente 33 Km da sede municipal e 228 Km de Vitória. O acesso se dá por estrada pavimentada com calçamento de paralelepípedo, em perfeitas condições de tráfego de veículos de pequeno porte. A pavimentação da estrada de aproximadamente 3 quilômetros era sonho antigo da população que foi realizado graças ao empenho do Governo Municipal na busca de parcerias com o Governo do Estado.

Informações – A Secretaria de Comunicação atualizou uma página especial sobre o Parque Estadual dentro do site da Prefeitura (Turismo – Cachoeira da Fumaça). Quem quiser saber mais informações, fotos, condições de acesso, dicas e curiosidades sobre este belíssimo ponto turístico de Alegre, acesse a página especial. Ouvimos também Érica Munaro, Gestora do Parque Estadual, que comenta sobre os projetos que poderão ser implantados ainda este ano, como o novo Centro de Vivência, que terá lanchonete, loja de artesanato, biblioteca e auditório. O prefeito José Guilherme se coloca a disposição para buscar apoio junto ao Governador para conseguir realizar estas intervenções e tornar o parque cada vez mais atrativo para os turistas de todo Brasil.

------------------------------------------------------------------------

Entrevista: Érica Munaro, gerente do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

SECOM/PMA: Qual o horário de funcionamento do parque?

Érica: O Parque funciona das 8 às 17 horas, todos os dias.

SECOM/PMA: O parque possui área para camping? Se não possui, onde é a área mais próxima disponível para camping? E em relação ao estacionamento? 

Érica: A Cachoeira da Fumaça não possui área de camping dentro do Parque. No entanto, existe uma área particular a cerca de 500m da sede do Parque, onde também possui um restaurante. Quanto a estacionamento, temos vagas para 75 veículos no interior do Parque e até para 4 ônibus. Lembramos ainda que o acesso ao PECF é inteiramente gratuito.

SECOM/PMA: O parque possui local para refeição? Área de churrasco? É possível comprar comida ou bebida dentro do Parque? 

Érica: O parque possui apenas área para piquenique, com mesas e bancos, e ainda pias para apoio. Durante a Temporada de Verão e de Inverno são promovidas feiras de artesanato e alimentação. Churrasco e bebida alcoólica são proibidos. Inclusive recomendamos que as pessoas conheçam as normas de conduta e visitação ao Parque Cachoeira da Fumaça, especificadas através da Instrução Normativa 09/2010 disponível aqui no site da Prefeitura.

SECOM/PMA: Há barraca de vendas de produtos do parque, como camisas, bonés e outros?

Érica: Existem algumas iniciativas, mas ainda não está bem consolidada. Não é sempre que existe produto disponível, embora a demanda seja grande.

SECOM/PMA: Sabemos que a Cachoeira da Fumaça possui áreas perigosas para banho. Como está a questão de segurança para banho?

Érica: Áreas naturais apresentam diversos riscos de acidentes. Neste sentido procuramos trabalhar com a prevenção orientando os visitantes sobre os riscos não só em relação ao banho, mas também nas trilhas. Sinalizamos alguns pontos considerados perigosos e solicitamos ao corpo de bombeiros uma vistoria ao local para que possamos identificar de maneira precisa quais são os pontos de maior risco. É bom lembrar que as trombas da água (aumento do volume de água numa velocidade muito rápida), que costumam ocorrer no verão, com as fortes chuvas e em rios longos, não podem ser previstas e o banhista deve ficar atento.

SECOM/PMA: Como está o acesso ao Parque? As pessoas podem ir tranquilas com qualquer tipo de veículo?

Érica: Sim. A estrada de acesso está pavimentada e sinalizada, qualquer veículo tem acesso sem dificuldades.

SECOM/PMA: Quais os principais projetos do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça para este ano de 2011? Existe alguma ideia de ampliar os serviços oferecidos?

Érica: Estamos finalizando a elaboração de um projeto arquitetônico para reforma e ampliação da estrutura do PECF. O projeto contempla a reforma do atual centro de visitantes bem como a construção de um centro de vivências composto por lanchonete, loja de artesanatos, biblioteca e auditório para 80 pessoas. Além disso, outro prédio abrigará um alojamento para pesquisadores e sala de pesquisas. As obras devem ser iniciadas ainda em 2011.

SECOM/PMA: Se a pessoa quiser se informar, além do site da Prefeitura, qual o meio de contato para se obter informações sobre o PECF?

Érica: Através do e-mail pecf@iema.es.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone: (28) 9904-4824.


Fotos: ERICA MUNARO

Mais fotos em: www.alegre.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário