sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cachoeiro: Relatório final sobre as enchentes de 2010

FOTOS: MARCOS SOBREIRA
A enchente em Cachoeiro de Itapemirim atingiu 13 bairros e três distritos, e cerca de 180 mil pessoas foram direta ou indiretamente afetadas, equivalente a 94% dos moradores. Esses e outros dados estão no relatório divulgado nesta quinta-feira (13) pela Defesa Civil do município. O empenho da prefeitura agora é fazer com que a rotina dos moradores volte à normalidade, com apoio do decreto de situação de emergência, válido inicialmente até o final de março.

Também nesta quinta-feira (13), representantes da Defesa Civil local e de outros cerca de 20 municípios afetados pelas chuvas no estado se reuniram pela manhã no auditório do Corpo de Bombeiros, em Vitória, com o governador Renato Casagrande e com a coordenação estadual da Defesa Civil. O encontro definiu o procedimento necessário para que os municípios consigam apoio dos governos federal, principalmente financiamento para reconstrução de pontes, e estadual, que vai liberar 16 patrulhas mecanizadas.

Segundo o relatório sobre Cachoeiro, foram 3.452 moradores desalojados e 1442 desabrigados, duas residências destruídas e 1.066 danificadas. A situação das três pontes que ficaram completamente destruídas, no distrito de Pacotuba, foi levada pelo prefeito Carlos Casteglione ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que visitou o estado na última sexta-feira (7). A expectativa é conseguir verba federal para a reconstrução dos trechos.

“Muitas famílias perderam todos os seus móveis, eletrodomésticos, roupas e pertences, e abandonaram suas casas somente com a roupa do corpo, abrigando-se em casa de parentes, amigos e abrigos organizados pela prefeitura municipal”, diz um trecho do relatório, organizado com dados de diversas secretarias municipais e de entidades como o Incaper.

Em parceria com o Nosso Crédito, com recursos ainda do Bandes e do Banestes, a prefeitura busca facilitar o acesso ao crédito a empresas que perderam maquinário, estoque e estrutura. De acordo com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), o percentual de perda do estoque chega a 23%, que, somado à diminuição das vendas, contabiliza um prejuízo mensal que pode chegar a R$ 8 milhões. O Sindirochas classificou o prejuízo sofrido pelas empresas do setor de rochas ornamentais como incalculável.

O Incaper já colocou à disposição da Secretaria Municipal de Obras equipamentos como patrulha mecanizada, pá carregadeira, patrol e escavadeira, para correção de áreas afetadas pela enchente, principalmente na zona rural de Cachoeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário