A prefeitura intensificou os investimentos na qualidade e diversidade da alimentação servida nas escolas
O cardápio da alimentação nas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim vai ter novidades este ano. Pão, biscoito e macarrão caseiros, comprados diretamente de produtores rurais do município pela prefeitura, vão passar a ser servidos para os alunos de todas as unidades da rede municipal de educação.
O biscoito e o pão vão reforçar o café da manhã dos alunos. "Esses alimentos são boas fontes de energia, por serem ricos em carboidrato. É importante que eles sejam servidos no desjejum, a primeira refeição do dia. Bem alimentados, os alunos vão para as aulas mais dispostos, com mais energia. Isso ajuda no aprendizado, na assimilação dos conteúdos", explica a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Nathália Torres.
A incorporação desses alimentos é também um investimento feito pela prefeitura para tornar a merenda escolar ainda mais saudável e saborosa. A produção caseira de pães, biscoitos e massa de macarrão dispensa o uso de conservantes, aditivos químicos, corantes e aromatizantes artificiais. As receitas dos agricultores familiares vão substituir seus equivalentes industrializados.
Antes de serem oferecidos aos estudantes da rede municipal, os produtos, comprados de agricultores cadastrados a partir de chamada pública feita pela prefeitura, são submetidos a testes para que sejam verificados o sabor, a cor, o odor, a textura e, quando for o caso, o tempo de preparo.
Investimento na qualidade da alimentação escolar
A inclusão de alimentos mais saudáveis na merenda das escolas municipais de Cachoeiro vem acompanhada de outras ações. Capacitações e concurso de receitas para as merendeiras, destinação de maior volume de recursos para a alimentação escolar e investimento em equipamentos são alguns dos fatores que têm contribuído para garantir mais qualidade à merenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário